sábado, 22 de dezembro de 2007

Personalidade e Ordem do Nascimento

Pois é, segundo o “Teórico da Personalidade” Alfred Adler, a ordem do nascimento influencia a formação da personalidade, devido às experiências distintas que cada criança tem tendo em conta o diferente papel que representa na família.

Assim Sendo:

O filho mais velho é aquele que recebe toda a atenção do mundo até o nascimento do segundo filho e ver toda essa atenção esvair-se. Isso pode provocar vários sentimentos na criança, como o ódio aos outros, a preocupação em proteger-se contra as reviravoltas do destino e sensação de insegurança. Desse modo, pode tornar-se uma pessoa insegura, hostil, autoritária e conservadora, com um forte interesse pela manutenção da ordem. Os, neuróticos e alcoólatras, diz Adler, quase sempre são filhos mais velhos.

O filho do meio tem como traço distintivo a ambição, que é a busca por sobrepujar o primogénito. Por isso, é bastante invejoso, rebelde e ciumento, mas em geral mostra-se mais ajustado que o mais velho e o mais novo (Ou não fosse Adler filho do meio :p).

O filho mais novo é a criança mais mimada e, justamente por isso, a mais prejudicada. Tem alta probabilidade de se tornar uma criança-problema e/ou, mais tarde, um neurótico desajustado e pervertido.

Pessoalmente, como filho mais velho, não me sito enquadrado na teoria de Adler :p. Mas também temos de ver que todas estas teorias são puramente generalizadoras.

Sem comentários: