terça-feira, 11 de maio de 2010

Yaoi no Evangelion


Já algum tempo que não fazia um post sobre Yaoi. Desta vez vou falar sobre a série de anime Neon Genesis Evangelion produzida em meados da década de 90. É considerado como um dos melhores animes de sempre mas também um dos mais complexos e difíceis de entender. Este anime passa-se numa época futura onde as réstias da humanidade faziam os possíveis para sobreviver aos ataques de criaturas chamadas Angels que pretendiam eliminar por completo a raça humana.
Todas as esperanças estavam então concentradas num rapaz chamado Shinji e as suas duas colegas, Asuka e Rei. Os três adolescentes são chamados de “os escolhidos” pelo facto de serem os únicos a conseguir sincronizarem-se com uns “robots” gigantes (EVAs) e conduzi-los a partir do interior de forma a combaterem os Angels.

Mais para o final da série, Asuka entra em coma após uma batalha e surge Kaworu como substituto, o último escolhido. Shinji e Koworu tornam-se muito próximos chegando mesmo a proclamar os seus sentimentos um pelo outro. Contudo, conforme a trama se desenvolve, compreendemos que Kaworu é na verdade o Angel mais forte que existe. Durante a batalha final, Kaworu desiste de lutar e pede a Shinji que o mate pois caso contrário terá de destruir a humanidade… Numa das cenas mais dramáticas que eu alguma vez vi num anime, Shinji acaba por ver-se obrigado a matar o único ser que algum dia lhe demonstrou afecto...

Ao contrário do habitual, as duas personagens tem uma aparecia masculina e não são minimamente afeminados como os que apresentei anteriormente. Outra situação algo extraordinária deve-se ao facto dos diálogos portugueses não terem sido alterados durante a dobragem. O desenho passava aos sábados de manha algures em 1997 e foi aqui que pela primeira vez vi um rapaz dizer que amava outro rapaz.

6 comentários:

Theomentos disse...

O que pensaste ao ver um gajo dizer a outro que o amava?

Sabes que não sou grande fã de desenhos animados mas tenho quase a certeza que esse nunca passou cá no Brasil, engraçado como todos os desenhos japoneses que me mostraste o personagem que parece ser o mais frágil eh na verdade o mais forte e o que salva todo o resto. Temos que acreditar no potencial dos menores? Não gosto disso, assim não brinco, viu Sofia e Ana Popota

ψ Psimento ψ disse...

Pensei se chegaria o dia em que o meu namorado iria fazer comentários decentes no meu blog! :p

Theomentos disse...

Ohhh que parvo e eu achando que tinha ficado bom :o

Theomentos disse...

Finalmente consegui ver o video, muito fixe e eles realmente não tem traços femininos, gostei muito da declaração dele no fim :D queria poder dizer coisas assim bonitas pra ti morzito mas falta-me a veia poética

So disse...

Que giro... nnc tinha ouvido falar, e estou incrédula de que nao tenham modificado os diálogos em 1997 em Portugal! Parece uma historia engraçada, sempre com o fim trágico como foi o do chrno.
Fico contente por eles fazerem este tipo de desenhos animados que acabam por ser mais para nos gente grande que também gostamos de ver =)

P.S. habitua-te ah ideia Theozinho =)

TUSB disse...

A história de Evangelion é trágica, e pelo que conta o mito, o creador terá tentado o suicidio pouco depois da serie estar completa. Eu lembro me ter chorado baba e ranho ao ver a série, por mais estranho que me possa parecer agora.
Abraço