sábado, 23 de abril de 2011

Karma

Xi’an “Shan” Coy Manh era ainda uma jovem adolescente quando a guerra no Vietname a obrigou a abandonar o seu país. Contudo, Shan não conseguiu escapar aos terrores da guerra sem pagar uma pesada factura, além de ter sido brutalmente violada por soldados, ambos os seus pais perderam a vida nesta altura deixando Shan responsável pelos seus dois pequenos irmãos. O grande choque por que passou e a vontade em proteger os seus irmão foram também os catalizadores principais para a manifestação dos seus poderes.
Por fim, a bordo de um barco de refugiados, os três irmão chegaram à América onde Shan foi abordada pelo Professor Xavier para formar um grupo de jovens alunos mutantes. Deste modo, Karma é uma das primeiras New Mutants originais. O grupo sendo constituído por adolescentes, não era autorizado a participar nas perigosas missões dos X-Men embora acabassem sempre por se envolver de uma maneira ou de outra. Sendo ligeiramente mais velha e tendo a experiência que tinha, Karma sempre foi a mais madura do grupo.
Karma é uma das poucas personagens assumidamente lésbicas da bd e teve uma grande atracção pela colega Kitty Pryde embora nunca tenha sido correspondida dessa forma. As duas forjaram no entanto uma inabalável amizade.
Muitos anos mais tarde quando a escola do Professor Xavier começou a receber uma grande quantidade de alunos, Shan era já uma jovem adulta e responsável pela biblioteca, pelas aulas de francês e pelo grupo de mutantes mais jovens.
Quando o Northstar foi aparentemente morto pelo Wolverine que estava a ser controlado pelos inimigos dos X-Men, Shan ficou também responsável pelo esquadrão de alunos que estavam sobre a tutela de Northstar.
Actualmente os New Mutantes originais voltaram a juntar-se sob as ordens de Cyclops e protagonizam uma bd que lhes é dedicada mensalmente. Nas últimas bds, durante uma batalha com um dos mais poderosos inimigos dos X-Men, Karma ficou gravemente ferida tendo a sua condição física sido alterada drasticamente…
Poderes: Esta mutante possuir habilidades telepáticas que lhe permitem literalmente possuir a mente de outra pessoa. Assim Karma toma controlo do corpo dos seus inimigos obrigando-os a obedecer aos seus comandos. O maior problema é que quando usa os seus poderes o seu corpo fica completamente inerte e desprotegido. Esta personagem não aparece em nenhuma das adaptações ao cinema.
Pessoalmente, não sendo das minhas personagens preferidas gosto bastante dela e acho que tem uma história muito rica. Lamentavelmente acho que, apesar de o seu poder aparentemente ser muito bom, nem sempre é útil. Principalmente quando os X-Men lutam com vários inimigos pois têm de proteger o corpo dela. Além disso as suas habilidades são completamente inúteis contra inimigos que são robots e os mutantes mais poderosos acabam por arranjar forma de se protegerem dos seus poderes de possessão.

4 comentários:

Daniel C.da Silva disse...

Uma Pàscoa Feliz com muitos ovos de chocolate, amêndoas docinhas e coelhinhos fofos :)

Theomentos disse...

Realmente se lhe desprotege o corpo não lhe resta muita coisa, eles podiam tratar de criar algo como uma armadura que lhe protegesse ou que ficasse em algum lugar protegida e que não entrasse nas batalhas, apenas ajudasse os X-mens enquanto eles lutam. Mesmo assim parece ser uma personagem fixe :D

Rafeiro Perfumado disse...

Não sabia que os X-Men tinham aulas de francês. Deve dar-lhe um jeitão, no meio da batalha chamar "chien" aos inimigos. ;)

Abraço!

ψ Psimento ψ disse...

Daniel: Muito obrigado, para mim a Páscoa é isso mesmo, doces e chocolates. Espero que a tua também tenha sido boa.

Theo: Ela normalmente não fica na linha da frente mas os inimigos acabam quase sempre por chegar até ela!!

Rafeiro: Antes de os preparar para combater a escola dos X-Men é isso mesmo, uma escola. Portanto eles podem andar muito à porrada mas não são uns iletrados!