terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Mitos e Verdades sobre o VIH/SIDA

Como já referi anteriormente tenho estado a efectuar sessões informativas sobre o VIH/SIDA aos alunos do 8º,9º,10º,11º e 12º. Já iniciei as sessões a 2 de Dezembro e ainda não estive com todas as turmas. Estou numa escola muito grande e com vários cursos (alguns profissionais), como tal mesmo dado a aula a 2/3 turmas de cada vez ainda me faltam algumas.

Tem corrido tudo maravilhosamente bem e tenho recebido excelente feedback por parte de alunos e professores que frequentemente admitem que não sabiam de muitas das coisas que eu digo. As aulas tem sido pautadas pela boa disposição pois já se sabe que falar sobre sexo ou aprender a colocar um preservativo dá sempre motivo para piadas e risos mas regra geral os miúdos têm adoptado uma postura muito interessada e com respeito face ao tema.

Entretanto reparei quede facto é um tema que nem todos dominam como se esperava e por vezes ainda há muitos mitos associados.

Vou dar-vos 5 afirmações verdadeiras misturadas com 5 mitos sobre o VIH que ouvi dos alunos e gostaria que vocês, de preferência sem fazerem pesquisas, me identificassem os 5 mitos.

1 – O VIH pode ser transmitido pelos mosquitos.

2 – Um homem seropositivo só transmite o vírus se ejacular na/o parceira/o.

3 – Numa relação heterossexual o VIH transmite-se mais facilmente de homem para mulher do que de mulher para homem.

4 – O sexo oral não transmite o VIH.

5 – Uma pessoa seropositiva não tem obrigatoriamente SIDA.

6 - Uma grávida seropositiva não transmite obrigatoriamente o vírus para o/a filho/a.

7 – A África é o continente mais afectado pelo VIH/SIDA.

8 – Duas pessoas seropositivas já não têm necessidade de usar preservativo ao terem relações sexuais uma com a outra.

9 – Depois de se ter uma situação de risco, como por exemplo uma relação sexual desprotegida, deve-se ir efectuar o teste do VIH/SIDA com a máxima brevidade.

10 – Actualmente a percentagem de novos casos de VIH é muito menor na população homossexual do que na população heterossexual.

10 comentários:

João disse...

Quando vais desvendar o mistério? Eu não consigo ter certezas absolutas sobre as 5 correctas...

ψ Psimento ψ disse...

O mais tardar na 5ª feira dou as respostas correctas com as respectivas justificações cientificas. :)

Anónimo disse...

1, 2, 4, 8 e 10?

Já não me lembro ao certo de aprender sobre a SIDA mas sei que foi na escola. E acho que ficaram algumas coisas.
Nunca é de mais martelar as coisas importantes na cabeça dos jovens xD É um trabalho importante esse.

Theomentos disse...

Muito bom mor, falar sobre esse assunto é sempre bom para afastar os mitos e relembrarmos certas coisas que por vezes ficam esquecidas. O assunto é sério mas não é o fim do mundo e pode ser discutido com descontração que até é melhor para assimilarmos. Fico feliz que possas estar a fazer esse trabalho e ajudar tanto os jovens quanto os professores e mesmo os portadores. :D

Anónimo disse...

Correcção, li mal a 10. Penso que haja menos casos entre os homossexuais. E nesse caso fica me a faltar uma.

João Roque disse...

Serão as cinco primeiras?

Loot disse...

Vou tentar.

cinco mitos:

1, 2, 4,

A 8º é mito (penso que por causa das diferentes estirpes virais).

E a 9 (é necessário passar mais tempo para se efectuar o exame).

Unknown disse...

Creio que os mitos são o 2,3,4,5 e 8?
Claro posso estar errado. Só tenho a certeza de algumas... A 2, tenho a certeza que é um mito, já que o VIH também se pode transmitir por sangue; a 8 tenho a certeza que é mito, pois o VIH não é a única infeção que pode ser evitada com o preservativo; a 6 tenho a certeza que é verdade (dei essa matéria o período passado), já que o sangue da mãe não entre em direto contacto com o do fecto, ao contrário do que algumas pessoas pensam; a 7 tenho a certeza que é verdadeira, por ser o continente com menos prevenção; a 10 creio que é verdadeira (simples: porque há masi herterossexuais que homossexuais, e, por tanto, mais pessoas com o vírus, mais possibilidade dele se espalhar facilmente, uma vez que mais pessoas com a mesma orientação sexual no mesmo lugar significa mais potencialidade para relações sexuais entre os mesmos, mas claro, posso estar errado)...
Mas pronto, vou esperar pela solução ao desafio apra ter a certeza e não vou alongar mais o comentário, apenas digo que foi um tema importante a abordar e isso foi feito de forma cativante ;)

Meia Noite e Um Quarto disse...

posso informar que ainda não li o post recente (posso ainda informar que estou a actualizar-me do teu blog com um belíssimo chá de roiboosh verde com aroma de ananás) e portanto vou ver como andam os meus conhecimentos. Creio que os nros: 1, 2, 4, 10 (com dúvidas) e 9 (tb com dúvidas pk penso que só após 3 meses se poderá ter certezas acerca da transmissão) serão os mitos. Vou agora rectificar no post de cima...

Unknown disse...

Não tendo lido o post com as respostas correctas e não tendo pesquisado o meu palpite é:
1 - Falso; 2 - Falso; 3 - Verdadeiro; 4 - Falso; 5 - Verdadeiro; 6 - Verdadeiro; 7 - Verdadeiro; 8 - Falso; 9 - Falso; 10 - Verdadeiro. Sendo que estou indeciso nas duas últimas. Vou já confirmar...